QUANTO CUSTA O ARQUITETO?

Quando vamos comprar qualquer produto, por uma necessidade ou um simples desejo, sempre pesquisamos as opções existentes no mercado, seus preços e os níveis de qualidade. O normal é que antes da decisão final, sejam feitas todas as comparações possíveis para que a compra aconteça de forma satisfatória. No caso de uma construção, as coisas não ocorrem de modo tão simples. Pelo contrário, são tantos itens e produtos envolvidos que a decisão ou decisões dependem de muitos outros fatores. Que material usar, onde usar e como usar. Um tipo para áreas chamadas úmidas como os banheiros, outro para os dormitórios, na ala íntima da casa e outros ainda para o local de reuniões da família e com os amigos. Brutos ou de acabamentos, enfim somente a escolha dos materiais já não é uma tarefa das mais fáceis. Mas construir não se resume na escolha dos materiais. Apesar de muito importante pesquisar preços, entender os diversos tipos e modos de aplicação, a escolha dos materiais que serão empregados na construção é apenas uma das tarefas que empreendemos ao longo de toda uma obra. Outra muito importante é quem vai colocar os materiais escolhidos. Os profissionais que trabalharão na construção é tão importante quanto os produtos que irão ser por eles manuseados. O que adianta tomarmos todos os cuidados para dotarmos nossa construção dos materiais mais adequados e ainda, aquele dos nossos sonhos para os acabamentos, se a mão de obra é desqualificada. Imaginemos o resultado de uma cozinha com um fino porcelanato (e por conseqüência caro), compra fruto de um desejo pessoal e entregue nas mãos de um profissional sem a capacitação necessária.

A importância tanto na compra dos materiais como a boa escolha dos profissionais que farão o seu emprego é muito grande para que o produto final seja o melhor possível. Construir é um processo que envolve vários itens e etapas, umas ligadas às outras, contudo seu início está nos projetos. A atuação do arquiteto começa quando o cliente decide tornar um sonho em realidade. O projeto é fundamental para dar início a grande organização que é uma construção bem feita e bem pensada. O arquiteto é o primeiro profissional da obra e a partir dele inicia-se todo um processo de gerenciamento de materiais e serviços. A questão é: quanto custa o arquiteto para uma obra? Pouco, se for levado em conta a sua grande importância nesse complexo processo de decisões. Falando em números, os honorários do profissional de arquitetura em nossa região ficam em média 3%, do custo total de uma obra. Valor relativamente baixo, se considerarmos que más escolhas durante o projeto e a obra podem acarretar enormes prejuízos.

O bom trabalho de um arquiteto poderá otimizar ações ao longo de toda obra, pois o projeto arquitetônico constitui-se na grande diretriz de todas as outras tarefas até o fim da construção.

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

AUTOR

Ricardo Sardo

Ao longo da minha carreira, aprendi que a arquitetura é muito mais do que linhas e formas; ela é sobre conectar pessoas a espaços e criar ambientes que ressoem com suas almas.

CATEGORIAS

Categorias

Caderno Social Unioeste

Revista Projeto

MAIS RECENTES

A VERDADE NA ARTE

Esta semana li um texto de Paul Taylor, através de um site que tratava sobre a arte e a verdade.

RECEITA

Quando um arquiteto está para iniciar um projeto deve levar em conta alguns parâmetros que irão dar uma direção ao

Mais previsões: Rio de Janeiro tempo

Preencha o formulário com seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!