A arquitetura como qualquer forma de expressão humana sofre influências com as tendências. São elas que muitas vezes conduzem a padrões estéticos e também a novas formas de abordagens para edificações e para a decoração de ambientes. Vivemos em tempos de grandes transformações e essas mudanças acontecem cada vez com maior velocidade. Em muitos casos as tendências estão diretamente ligadas ao avanço da tecnologia. Podemos citar o exemplo da evolução da resistência dos vidros permitindo maiores dimensões. A essa evolução abriu-se caminho para que os arquitetos explorassem a transparência dos ambientes e suas edificações. Ás vezes as tendências fazem o caminho oposto das descobertas tecnológicas, enveredando para o revival ou, como vemos atualmente, ao uso bastante difundido dos materiais de demolição para decoração de interiores.
O grande impulso na indústria da construção retomada pela ascensão das classes mais populares, indica uma tendência a espaços menores como as cozinhas e à priorização dos espaços para o encontro como as salas e as áreas de lazer. Os pequenos apartamentos ficam mais aconchegantes quando usam painéis em madeira, papéis de parede com tonalidades claras e com estampas suaves e espelhos para aumentar a sensação de amplidão. Esse segmento se encaixa na tendência de menos é mais, desde que esse “menos” tenha qualidade, pois o conforto é uma meta muito perseguida. Portanto consideremos conforto como outra tendência.
A tendência para a linguagem externa das edificações segue linhas mais retas e menos telhados à vista. Os vidros aparecem com muita força podendo ser do tipo cristal, totalmente transparentes, ou com motivos impressos via aplicação de filmes ou películas. Aberturas com grandes dimensões permeando exterior e interior ou barrando a visão de quem está do lado de fora através de vidros refletivos.
Porém entendo que a grande tendência da arquitetura brasileira atende pelo nome de ARQUITETO. Esse profissional está sendo descoberto pelo consumidor que finalmente está entendendo que o início de tudo, quando se pensa em construir, reformar ou repensar um ambiente é o projeto arquitetônico. O brasileiro está começando a se acostumar com a idéia de buscar o auxílio do arquiteto. O profissional da arquitetura não é um artigo de luxo e sim um apoio fundamental para uma população que busca cada vez mais conforto com praticidade.